Avaliação Psicológica e Neuropsicológica

A avaliação Psicológica e Neuropsicológica é processo diagnóstico que utiliza técnicas e instrumentos para obter informações quantitativas e/ou qualitativas a respeito de fenômenos e processos psicológicos, assim como esclarecer e identificar manifestações comportamentais de funções cerebrais alteradas na ocorrência de lesões cerebrais ou disfunções cognitivas relacionadas com quadros neurológicos e/ou psiquiátricos. Ambas as avaliações utilizam de testes específicos, padronizados e validados, sendo um processo realizado em etapas sucessivas e baseado em dados comparativos. Questões de ordem médica, educacional, e jurídica requisitam a realização de avaliação psicológica e/ou neuropsicológica.



Avaliação Psicológica e Neuropsicológica tem por objetivos:

  • Conhecer, descrever e avaliar o desempenho de funções como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, afeto, habilidades motoras e executivas.
  • Realizar a mensuração e descrever o perfil de desempenho cognitivo de pacientes, buscando identificar a presença de distúrbios da atenção, memória e senso percepção, além de alterações cognitivas específicas, visando diagnóstico e prognóstico.
  • Avaliação para intervenções cirúrgicas, medicamentosas e reabilitação. 
  • Auxiliar e amparar diagnósticos e intervenções nas áreas da saúde e educacional, como Psiquiatria, Neurologia, Geriatria, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Pedagogia.
  • Contribuir com o diagnóstico diferencial entre patologias e no estudo de casos neuropsiquiátricos.
  • Amparar, embasar e documentar requisições legais e jurídicas.
A quem se destina?

Pacientes que necessitam de avaliação complementar para amparar diagnósticos psiquiátricos ou intervenções cirúrgicas que requisitam parecer e orientação especializada. Autoridades judiciais que solicitam Avaliação Psicológica para amparar e embasar de maneira técnico-científica a tomada de decisões. Empresas em seus processos seletivos, treinamento e desenvolvimento.